Friday, October 13, 2006

Ética e Combate a Desigualdade

Tem se tornado hábito , representantes das elites e da direita , levantarem discussão sobre ética.

Entendo, que um elemento que caracteriza, inclusive,no setor público, um comportamento mais ou menos ético, é , guardarmos aproximação, entre o discurso e a prática.

Os principais elementos, presentes , no discurso, dos principais partidos e lideranças políticas do país, falam na necessidade de um projeto soberano de nação,e, na necessidade de combate, a pobreza e a desigualdade social.

Há inclusive uma belíssima palavra, que é utilizada para marcar o nosso compromisso, com os pleitos populares :- SOLIDARIEDADE.

Várias críticas, podem ser feitas , ao presidente Lula. Mas, inegávelmente, seu governo, através ,de ações e programas efetivos, tem sido efetivamente solidário, aos mais pobres . E,tem buscado combater as desigualdes.

Alem disso tem buscado ter uma relação não subserviente, com as demais nações. Conversa , em pé de igualdade,com as nações "desenvolvidas".

Dialoga com as demais nações, secularmente exploradas. Na àfrica, na Ásia ,e, com as nações do nosso continente . Na América do Sul, busca o diálogo e o entendimento . Recusa-se a entrar no discurso belicista, tão comum as elites , subserviente ao imperialismo ,e, beligerante, com os explorados.

Esta , sem ignorar, outros pontos, como o combate a corrupção, secularmente presente no país , é a principal exigência ética a ser feita a governos e a homens públicos. Solidariedade aos mais pobres e discriminados.

Por isso o PSDB e PFL, náo podem voltar , a governar o país. Eles expressam aqueles, que desistiram de lutar e sonhar , com a possibilidade de um Brasil , justo e soberano.
Para, o PSDB e o PFL , a submissão as nações " desenvolvidas" ,e, a extrema desigualdade social , são fatalidades , que jamais, podem ser alteradas.

Por isto tem um comportamento profundamente anti-ético. Com os pobres e discriminados. E, tambem, com as nações seculmente exploradas.
Para prevalecer a Etica da Solidariedade, precisamos, reeleger Lula presidente

0 Comments:

Post a Comment

<< Home